Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

RPPN: COMPROMISSO DE CONSERVAÇÃO E GARANTIA DE PROTEÇÃO !

Olá Gente Bonita!
            
                                         Vocês já ouviram falar em uma RPPN???






    


     Reserva Particular do Patrimônio Natural é o que significa a sigla RPPN, uma forma inteligente de estender a conservação e proteção do Meio Ambiente também nas áreas particulares.
     
      As RPPNs são áreas de conservação criadas por iniciativas dos próprios proprietários de terra, ou seja, um proprietário rural que tem em sua propriedade áreas de significativa importância ambiental, pode tornar a área total ou parte dela em Reserva Particular do Patrimônio Natural. Isso quer dizer que, a área transformada em RPPN será uma reserva perpétua sem que isso ocasione a perda do direito de propriedade.


      De acordo com a Lei 9.985/00, RPPN é uma unidade de conservação, onde é permitido somente  a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.




Uma RPPN além de garantir a Proteção da diversidade biológica, também gera benefícios para seus proprietários que recebem isenção do imposto Territorial Rural, direito de propriedade garantido, prioridade na concessão de crédito rural entre outros.








Um ótimo exemplo de Reserva Particular é a RPPN El Nagual, situada na cidade de Magé-RJ.




Os proprietários desenvolvem a Auto-Sustentabilidade da RPPN através da utilização do Biodigestor, Agricultura Orgânica, Energia Solar, Reciclagem e também práticas de Educação Ambiental e Turismo Sustentável  além de possuir as mais belas paisagens naturais!




Dá uma passada lá! www.artnagual.com.br 


Um pouco mais da RPPN El Nagual
Reportagem da RedeTv na RPPN.






Nós somos Agentes de Mudança e com mais essa forma de proteção ao meio ambiente podemos fazer acontecer a mundaça que queremos no nosso planeta! Yes, we Can!


Comente! Deixe sua opnião, mostre o que você pensa sobre isso!




Atenciosamente,


Anastácia Lopes


Contato: anastaciallima@hotmail.com

Um comentário: