Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ATERRO SANITÁRIO: HERÓI OU VILÃO?


Uma pergunta fácil: você sabe para onde vai seu lixo??

A problemática do lixo começa primeiramente dentro da nossa casa, aliás, começa com cada um de nós! Por não conhecermos e ignorarmos esse assunto, ele é conduzido de forma aleatória segundo os interesses e ambições dos governantes e dos grandes empresários que lucram e arrecadam muito dinheiro com o lixo.


Grande parte da população acredita que sua relação com  lixo acaba quando colocam ele do portão para fora de suas casas, o que é um grande erro pois nós somos responsáveis por todo o lixo que produzimos que está diretamente relacionado com o nosso estilo de vida consumista. A maneira como dispomos o lixo também é algo que deve ser repensado mas esse é um assunto para um próximo post! rs*

Já no portão, o caminhão recolhe o seu lixo e o leva para ser separado no processo de triagem da empresa responsável, dalí é dado seu destino. Alguns para a reciclagem, outros para compostagem, outros para incineração, outros para o Lixão ou Aterro Sanitário.

Para você que não sabe muito bem, a diferença de Lixão x Aterro Sanitário, aí vai a definição:

       Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. 
    • Aterro Sanitário, tem o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, que são extremamente resistente. Com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume.


    Bom, para a nossa realidade hoje o mais recomendado é o Aterro Sanitário! Apesar de ser, dentre as opçãos, a menos pior na minha opnião, é preciso saber se realmente o Aterro é uma solução ou um problema como os outros!


    Para a construção de um Aterro primeiro é necessário um investimento maciço para a compra da área, que geralmente é realizado o desmatamento de milhares de hectares de vegetação para a preparação e instalação do Aterro.

    O impactos no transporte pesados que percorrem o perímetro urbano até chegar ao Aterro, e fora que o Aterro deve ser construído e instalado em locais que não possa prejudicar ambientalmente as suas imediações (tais como, mau cheiro, mau aspecto, etc.) 

    Porém, entre toda a argumentação, o Aterro é um mal necessário nos dias de hoje!

    E você, o que pensa sobre esse assunto?? O Aterro Sanitário é um Herói ou um Vilão???

    Participe, dê sua opnião!!!!

    Se liga só neste caso de implantação de um Aterro Sanitário polêmico!!!





    Atenciosamente,


    Anastácia Lopes

    Um comentário:

    1. Pra mim o aterro é para o Brasil a única solução viável e correta, afinal nunca vamos deixar de produzir o lixo, no máximo diminuir os lixos desnecessários e tem que existe uma solução!!!
      Enfim!!
      ótimo post!!bjinhos

      ResponderExcluir